Skip to content

Budismo, meditação e cultura de paz | Lama Padma Samten

Sustentabilidade e espiritualidade: construindo futuros possíveis além da distopia

Série Diálogos Budismo e Sociedade com Lama Padma Samten
Dia 18 de maio de 2023, 20h
presencial e on-line
Haverá tradução consecutiva inglês/português.
Inscrições em inglês, clique aqui.

Na próxima quinta-feira, dia 18/05, o Lama Padma Samten conversará com Andreas Hernandez e com alunos da Universidade do Novo México (EUA) sobre como olhar de forma mais profunda para questões como ecologia, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e visões de futuro que se apresentam nos dias de hoje. O que o budismo tem a dizer sobre questões que norteiam nossa vida em sociedade nos tempos atuais?

A atividade Budismo e Sociedade dessa semana celebra o intercâmbio entre alunos da Universidade do Novo México com o Cebb e o Instituto Caminho do Meio que dão continuidade ao projeto do College de termos um espaço formativo para jovens que aprofunde temas sociais contemporâneos aliado ao conhecimento do mundo interno.

Lama Padma Samten
Mestre budista Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Clique aqui para conhecer todas as atividades que o Lama Padma Samten tem apoiado e também conhecer um pouco mais sobre a Série Diálogos Budismo e Sociedade.

Andreas Hernandez
O professor Andreas Hernandez é diretor do Programa de Estudos de Sustentabilidade da Universidade do Novo México, onde também é presidente do Instituto Latino-Americano e Ibérico. Lecionou em quatro universidades e em duas prisões de segurança máxima. Andreas se concentra em cultivar oportunidades para estudantes, inclusive dirigindo um programa universitário na sede das Nações Unidas em Nova York. Sua pesquisa examina transições justas para sustentabilidade e regeneração. Ele também é cineasta, com seu filme anterior “Solo, Luta e Justiça: Agroecologia no Movimento Sem-Terra Brasileiro” premiado em festivais. Atualmente ele está produzindo um filme intitulado “Ecodharma”.

Prática de Generosidade

Sua inscrição e participação ONLINE e PRESENCIAL independem de contribuição financeira. Caso aspire e lhe seja possível contribuir, sinta-se livre para definir o valor. Como referência, sugerimos os valores de R$ 50,00 (ONLINE) e R$70,00 (PRESENCIAL). Sua contribuição apoiará os movimentos do Lama Padma Samten e da Ação Paramita (veja os movimentos aqui).

A prática da Dana Paramita – perfeição da generosidade – torna possível a continuidade dos ensinamentos desde os tempos do Buda. As seis paramitas – generosidade, moralidade, paz, energia constante, concentração e sabedoria – inspiram a prática e são a base geradora e sustentadora dos centros de estudos, meditação, acolhimento e das iniciativas de educação, proteção ambiental, Terras Puras e Cultura de Paz da Sanga CEBB.

Faça a sua inscrição aqui (on-line e presencial)
Inscreva-se aqui

Ao fazer sua inscrição, você receberá o link de acesso ao Zoom e ao Youtube (ao vivo).

Contato

Se tiver alguma dúvida, por favor, envie um email para acaoparamita@gmail.com

Compartilhe esse conteúdo para chegar a mais pessoas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Conteúdos relacionados

RECENTES

INFORMATIVO DO CEBB

Inscreva-se para receber por email nossa programação de práticas, palestras e retiros.

ENSINAMENTOS EM VÍDEO

ENSINAMENTOS TRANSCRITOS

AGENDA DO LAMA